domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem II - "Meu primeiro beijo", de Antônio Barreto

Situação de aprendizagem II - "Meu primeiro beijo", de Antonio Barreto*

Obs.: Situação de Aprendizagem produzida para ser aplicada a alunos de 8ª série/ 9º ano
Antes da leitura
a. acionar, na memória, a lembrança do primeiro beijo;
Vocês acharam difícil encontrar a pessoa para dar o primeiro beijo?
Como foi a sensação do primeiro beijo?

b. Já ouviram falar sobre o autor "Antonio Barreto?
Pesquisa na Internet sobre o autor e a obra onde esse texto está inserido.

Durante a leitura
a. Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura;
O texto vem ao encontro do que vocês pensaram antes da leitura sobre ele?Justifiquem.

b. Localização ou construção do tema ou da ideia principal;
Qual é a ideia central do texto? Justifiquem.

c. Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferência ou consulta de dicionário;
O que significa a palavra "perdigoto"?

d. Qual é o tipo textual?Justifique.

e. Qual é a estrutura/organização desse tipo textual?

f. Qual é a situação inicial, a complicação, o clímax e o desfecho?

g. A linguagem é a coloquial ou a informal? Justifique.

h. "Assinou com uma letrinha tão miúda que quase tive dó...
Como sabemos, há nesse trecho dois verbos, portanto 2 orações. A 2ª é "que quase tive dó."
Responda, marcando a resposta  correta:
a. A 2ª oração indica causa da 1ª;
b. A 2ª oração indica consequência da 1ª
c. A 2ª oração é introduzida por um pronome relativo "que"
d. A 2ª oração é um objeto direto da primeira.

i. Busca de informações complementares:
 Entrevistar a professora de Ciências e perguntar a ela sobre quem foi Paracelso, o que significa bactéria, albumina, materiais graxos etc.

j. Qual é ao foco narrativo? 1ª ou 3ª pessoa? Justifique.

k. No texto lido, podemos notar que a protagonista nutre sentimentos antagônicos por Paracelso. Que sentimentos são esses? Justifique com trechos do texto.

Depois da leitura
  • Troca de informações a respeito do texto, numa discussão entre todos os alunos.

  • Elaboração de um quadro organizativo sobre o texto com autor, personagens, foco narrativo, assunto, tema(em conjunto professor/alunos)


  • Produção de um stop motion na sala de informática sobre o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário